DRE

O que é DRE e para o que serve?

Todo gestor de uma empresa precisa lidar com algumas questões como a DRE (Demonstração do Resultado Financeiro). Para algumas pessoas, esse tipo de documentação é bem simples, mas para outros, a burocracia que o envolve pode ser complexa.

Mas, se você é um empreendedor e não sabe qual a importância da DRE e para que serve dentro de uma empresa, fique tranquilo pois iremos te ajudar a compreender.

Entender o que é DRE pode te ajudar na decisão de alguns assuntos dentro da empresa que como essas decisões terão impactos positivos ou não na gestão de um negócio.

O que é DRE?

Demonstração do Resultado do Exercício, ou DRE, é um documento muito importante para o setor de contabilidade de uma empresa, bem como para a gestão também.

Por meio da DRE podemos ter uma visão completa e estruturada de todos os princípios que incidam a saúde financeira da empresa, entendendo os resultados, os lucros, prejuízos e o porquê de acontecerem. A partir desse documento é possível encontrar os resultados da empresa durante determinado período de tempo.

Esses dados podem ser reunidos a partir das informações de diversos setores financeiros da empresa, como as despesas, os custos, receitas. Esses dados são de acordo com o regime de competência da empresa.

A DRE possui um modelo que foi estabelecido por lei e todas as empresas devem seguir esse mesmo modelo.

Para que serve esse documento?

A DRE funciona como se fosse um relatório para a empresa, e quando os gestores não procuram entender qual a sua importância ou serventia, algumas complicações podem ser geradas.

O principal objetivo da DRE é apontar os resultados líquidos da empresa em determinado exercício de sua atuação. Os gestores podem entender seu funcionamento e interpretar as informações contidas nesse documento de maneira bem simples.

Assim, não é preciso de muito esforço para entender quais ações ou determinados períodos da empresa trouxeram resultados melhores ou em que momento o caixa da empresa sofreu.

A DRE precisa ser compartilhada?

A DRE tem relação direta com o governo. Com isso, todas as empresas precisam compartilhar a DRE com a Receita Federal, e a partir disso, um cálculo será feito para que a cobrança dos impostos seja feita corretamente.

O DRE também impacta diretamente na Declaração de IRPF, já que todos os valores são confrontados pela Receita Federal sobre os lucros que foram declarados e informados neste documento.

De forma resumida, pode-se dizer que esse relatório é bem comum entre as empresas de diversos segmentos do mercado, então, se o seu desejo é abrir um negócio, saiba que você vai precisar lidar com a DRE durante a sua atuação como empreendedor.

Como o DRE impacta na administração da empresa?

Nem todos os gestores de empresas consideram a importância da análise da DRE para a sua gestão, mas isso está errado. Esse documento lhe dá acesso com detalhes à situação financeira atual do seu negócio.

Dessa forma, você consegue ter acesso às despesas, aos custos elevados, aos períodos em que a empresa vendeu mais e quais foram os impactos nesse sentido. Apenas com a DRE você consegue observar essas informações.

Além disso, é possível observar os números do seu fluxo de caixa para entender como o ciclo financeiro da empresa está funcionando. Dessa forma, você consegue fazer melhorias e novas adaptações para desenvolver um planejamento e gestão empresarial onde as oportunidades do mercado serão melhores aproveitadas.

Dessa forma, agora que você entendeu que a DRE é um documento muito importante dentro do setor de contabilidade de uma empresa, saiba que ele não pode ser negligenciado. A maioria das empresas é obrigada a fazer a DRE, e por isso, sempre se mantenha atualizado sobre o tema.

Por isso, é importante contar com um sistema especializado na gestão fiscal.

A GSF desenvolveu o GSF Fiscal Cloud com o objetivo de automatizar o processo de emissão de Nota Fiscal de forma eficiente, capaz de lidar com todas as peculiaridades da tributação nacional independentemente de onde a sua empresa se encontra.

Nossas soluções incluem:

Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

eBook Boas Práticas para Coformdiade Fiscal e Tributária