SPED contábil

SPED contábil: qual o impacto para a gestão empresarial?

Para cumprir com todas as obrigações fiscais e financeiras e atender às legislações brasileiras, as empresas precisam realizar o SPED contábil. Uma das partes do Sistema Público de Escrituração Digital, ele é diretamente responsável por transmitir as informações contábeis relativas a vendas aos órgãos reguladores.

Assim, já se pode imaginar os benefícios e impactos positivos trazidos pelo SPED para o seu negócio, facilitando a identificação e unificação dos dados contábeis. Por meio desse sistema eletrônico, ainda é possível enviar as informações necessárias ao Fisco sem erros de prazos e lançamentos.

E, na integração de todos os braços do SPED, os gestores têm melhor visibilidade de todos os dados de gestão financeira, contábil e tributária da empresa.

Por isso, neste conteúdo, vamos detalhar mais a fundo os diferentes módulos de SPED e apresentar as principais vantagens do SPED contábil para os negócios. Continue a leitura!

Leia também: Como colocar o compliance empresarial em prática na sua empresa

Entenda o SPED contábil na prática

O SPED contábil também é conhecido como Escrituração Contábil Digital (ECD). Sua finalidade é substituir a escrituração física, em papel, pela escrituração enviada por arquivo digital. 

Ou seja, por meio dele, é possível transmitir uma versão digital do livro diário, do livro razão, do livro de balancetes diários, dos balanços e das fichas de lançamento comprobatórias.

Para realizar o envio dessas obrigações, a empresa precisa ter uma assinatura digital a fim de garantir a certificação digital do SPED, comprovando a autenticidade dos documentos. 

Então, deve-se fazer a transmissão via o programa validador e assinador da Receita, sendo responsabilidade do negócio assegurar informações corretas e fidedignas.

Leia também: Como funciona o SPED contábil e como deve ser feito

Quais são os diferentes módulos do SPED?

Como falamos anteriormente, o SPED contábil faz parte do programa de SPED criado pelo governo federal para receber os dados fiscais e contábeis. Com isso, é possível melhorar o controle do Fisco, facilitar o cumprimento das obrigações e unificar a forma de prestação de contas, já que, no SPED, ocorre a integração das esferas federal, estadual e municipal. 

Basicamente, o SPED é fundamentado em 3 pilares:

– Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil)

Como já vimos, esse item engloba a transmissão digital dos livros contábeis, como diário, razão, balancetes, balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos transcritos.

– Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal)

Esse item conta com diversos processos dentro dele, como:

  • Escrituração Contábil Fiscal: a ECF substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) no ambiente digital. 
  • Escrituração Fiscal Digital  (EFD-Contribuições): aqui o arquivo digital é usado na escrituração da contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins. 
  • Escrituração Fiscal Digital (EFD-ICMS e IPI): é o conjunto de escriturações de documentos fiscais de interesses da Receita Federal e das Secretarias Estaduais da Fazenda. Também apura os impostos referentes às operações feitas pelos contribuintes, como o ICMS e o IPI. 
  • Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD-Reinf): o objetivo é fazer a escrituração de rendimentos pagos e retenções do Imposto de Renda, da Contribuição Social do contribuinte e de informações sobre a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. 
  • e-Financeira: é o conjunto de arquivos digitais relacionados ao cadastro de empresas, abertura, fechamento e auxiliares, assim como o módulo de operações financeiras. 
  • eSocial: serve para comunicar as informações sobre os trabalhadores ao governo, como contratos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, aviso prévio, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS e outros.

Saiba mais: SPED fiscal: o que é e sua importância para empresas?

– Documentos Fiscais Eletrônicos 

Envolve a elaboração de documentos, como Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica e Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.

5 impactos positivos do SPED contábil para a gestão empresarial

Com todas as aplicações do SPED e mais especificamente do SPED contábil, fica claro que a gestão empresarial vai obter inúmeros ganhos, desde redução de custos até maior padronização e organização. Vamos ver em detalhes:

1. Facilita a compliance fiscal

Os gestores passam a ter um grande controle das informações fiscais e contábeis, o que facilita a conformidade com a legislação vigente e o compliance fiscal. Até porque se torna possível evitar potenciais erros nos processos das empresas e, assim, prevenir as autuações.

2. Eficiência na gestão empresarial

O SPED contábil permite simplificar e uniformizar as informações contábeis prestadas pelas empresas aos órgãos federais, estaduais e municipais. Isso traz maior rapidez na realização das tarefas e maior eficiência para a gestão.

Além disso, a escrituração ajuda a reduzir custos administrativos e operacionais, na simplificação de obrigações acessórias, na emissão e no armazenamento de documentos em papel.

Saiba mais: 6 erros mais comuns na gestão financeira empresarial

3. Contribui para o combate da sonegação fiscal

É comum ocorrerem erros durante o processo manual de apuração dos tributos. Isso pode gerar valores incorretos de tributos, acarretando de forma indireta na sonegação. Porém, com o SPED, é possível minimizar o risco, pois tudo é feito de forma digital e automatizada.

4. Organização gerencial

Com maior padronização, aumento da rapidez no acesso aos dados e melhor qualidade das informações, fica mais fácil também otimizar a organização da gestão de negócios como um todo.

5. Aumento de investimentos em tecnologia

Com a necessidade de realizar os processos de SPED contábil, SPED fiscal e emissão de notas fiscais por meio de softwares, as empresas tiveram que investir em tecnologias para se digitalizar e modernizar a operação, assim como garantir que as atividades contábeis e gerenciais sejam feitas corretamente.

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O módulo de SPEDs e obrigações acessórias garante a integridade e segurança das informações e promove a geração de todos os arquivos magnéticos, como:

  • SPEDs: EFD Fiscal, EFD Contribuições, ECD Contábil, ECF;
  • Federais: REINF, eSOCIAL, DCTF, PER/DCOMP, IPI, entre outras;
  • Estaduais: ICMS, ICMS ST, GIA, GIA ST e outras;
  • Municipais: ISS, GISS Tomador e outras.

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