Conciliacao Contabil

O que é Conciliação Contábil e qual a sua importância?

Existem uma série de atividades importantes que as empresas precisam realizar para a prosperidade e o sucesso de uma organização. Porém, algumas delas não recebem a devida atenção, como a conciliação contábil.

Neste artigo você irá entender mais sobre o assunto e porque é tão importante.

Entendendo a conciliação contábil

conciliação contábil possui relação direta com a conferência das finanças empresariais. Se procura validar o saldo do negócio e entregar uma visão mais ampla da situação financeira.

O principal objetivo está em confrontar as atividades contábeis com o plano de contas da empresa. Assim, identifica-se se serão necessárias correções ou se as informações procedem.

Geralmente, são feitos intervalos de tempos para a conciliação contábil, podendo ser mensal, semestral ou anual. Para que uma conciliação seja feita corretamente, ela deve possuir como embasamento os registros de pagamentos, extratos de contas e demais evidências que possam atestar a veracidade de transações feitas.

Por que ela é importante?

Para que estratégias possam ser formuladas com sucesso em uma empresa, é preciso que as informações obtidas para as tomadas de decisões sejam de confiança. Sem o conhecimento correto do budget para investimentos, a empresa não consegue obter crescimento.

E os problemas não param apenas por aí, já que não se torna possível ser transparente com os stakeholders e possíveis investidores também.

Considerando os contextos citados, a conciliação contábil consegue fornecer informações confiáveis sobre a realidade financeira da empresa. Essas informações podem então ser utilizadas para analisar a realidade patrimonial e no momento do fechamento dos balanços contábeis.

Caso apareçam questionamentos tributários sobre qual a realidade da empresa em termos financeiros, essa conciliação garante dados concretos, atraindo investimentos e visibilidade positiva de mercado.

Quando se faz a conciliação contábil mensalmente, ainda é possível mitigar erros que possam afetar diretamente a saúde financeira do negócio. Quando uma conferência é feita em grandes intervalos, um erro que ocorra entre os períodos pode causar um prejuízo considerável.

Conciliação Contábil e a conformidade empresarial

Um dos quesitos mais importantes para uma organização manter os documentos contábeis em dia, está em se manterem corretos em relação ao fisco. Os prejuízos caso haja alguma inconformidade são vários, envolvendo multas até a necessidade do encerramento da empresa.

Empresas que desejam manter uma boa reputação, com seriedade e transparência, devem manter os documentos contábeis em dia. O Plano Contábil das Instituições do Sistema Financeiro Nacional ou Cosif possui rígidos critérios que devem ser seguidos para a realização da conciliação bancária.

Existem prazos e formatos para que esses documentos sejam enviados. O Bacen (Banco Central do Brasil), indica que uma conciliação contábil deve ser realizada a partir da Circular do Bacen 3.467/09.

Erros que devem ser evitados

Muitas vezes pela falta de conhecimento, empresas que começam a utilizar a conciliação contábil podem cometer diversos erros durante o processo. Um dos principais motivos está em realizar a conciliação de maneira manual, submetendo o procedimento a erros que acabam necessitando de um retrabalho.

Entre os erros mais comuns, podemos citar:

  • Valores que são lançados de maneira incorreta;
  • Inversão ou troca de contas;
  • Duplicidades nos lançamentos contábeis;
  • Problemas de preenchimento nas planilhas de contabilidade;
  • Erros no momento de conferir as etapas contábeis.

Automatizando o processo

Quando se automatiza esse processo, diversas vantagens são adquiridas e grande parte dos erros citados se tornam inexistentes. É possível reduzir o tempo gasto na tarefa e eventualmente custos, reduzindo a quantia de pessoas necessárias no procedimento.

Assim, a equipe responsável pode focar em outras ações e tarefas, como a gestão de dados. Com as soluções fiscais da GSF Fiscal, se torna possível exportar e importar arquivos com armazenagem em nuvem e terceirizar processos fiscais e contábeis.

Com a automação desses processos, diversas vantagens são garantidas para a organização:

  • A sua empresa conseguirá cortar custos operacionais e aprimorar a qualidade de processos;
  • Aumentar a agilidade e também a entrega em resultados;
  • Padronizar a gestão de contabilidade com a automação;
  • Aprimorar a segurança na análise de realidade do patrimônio empresarial;
  • Reduzir erros provenientes do trabalho manual e consequentemente evitar retrabalhos;

Conte com a GSF Fiscal!

Entendemos que por meio de um sistema fiscal eficiente é possível personalizar processos, além de automatizar e potencializar trabalhos que antes eram realizados de forma manual. Com isso, os gestores ganham mais visão de negócio e podem focar nas atividades que requerem maior atenção estratégica.

A GSF Fiscal oferece um software completo e flexível, que permite a emissão rápida de relatórios personalizados pelo usuário. Ajudamos a automatizar a emissão de documentos fiscais, além de realizar a captura e a guarda das notas eletrônicas.

Nossa solução cumpre todas as legislações fiscais/tributárias federais, estaduais e municipais e possui módulos como NF-e, NFS-e, CT-e, SPEDs e Obrigações Fiscais, por um preço 30% menor do que a concorrência.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre nossas soluções para a sua empresa!

Solucao Fiscal