apuração de impostos

5 boas práticas para uma apuração de impostos eficiente

Como já falamos aqui no blog, a apuração de impostos é uma das principais preocupações das empresas brasileiras, principalmente no que diz respeito às obrigações fiscais que devem ser respeitadas.

Um processo de apuração de impostos eficiente garante que a empresa cumpra todas as obrigações, sem maiores problemas. Hoje, vamos conversar um pouco sobre as melhores práticas para realizar uma apuração de impostos correta e eficaz.

Apuração de impostos: pontos de atenção

A apuração de impostos é um cálculo que verifica se a organização está, de fato, pagando os tributos corretamente. É um processo que tem um grande impacto nas operações e na saúde financeira de uma empresa. 

Um bom trabalho de apuração garante a vantagem competitiva da organização, evitando:

– gastos extras, quando a empresa paga mais impostos do que o necessário; 

– problemas com multas e sanções, quando a empresa paga menos impostos.

Para realizar a apuração de impostos corretamente, é necessário ter em mente alguns pontos de atenção já citados aqui no blog. Apesar de ser uma tarefa simples, a legislação tributária brasileira é bastante complexa e são diversos os processos que merecem a atenção constante dos gestores.

Leia também: Inovação em finanças: o que aprendemos com a pandemia?

Melhores práticas para uma boa apuração de impostos

A seguir, falaremos sobre as melhores práticas para fazer uma apuração de impostos de forma efetiva.

1. Analise seu regime tributário

O regime tributário não é algo fixo. Ele muda conforme as alterações internas da empresa em relação a tamanho, capacidade e faturamento. É necessário que a organização esteja sempre atenta aos seus números e faça análises periódicas para verificar se o regime estabelecido ainda faz sentido para a rotina do negócio.

2. Defina um cronograma 

Ao confirmar todas as características do regime tributário do seu negócio, é hora de verificar quando cada uma das exigências deve ser paga. Com um calendário bem estruturado fica fácil manter um planejamento e evitar que o departamento financeiro da empresa esqueça algum prazo. 

3. Acompanhe as atualizações 

Ainda que a empresa tenha um cronograma bem estruturado e um planejamento que funcione bem na prática, é necessário que a organização se mantenha sempre atenta às mudanças na legislação. Algumas exigências podem ser antecipadas, por isso é importante que a equipe se mantenha sempre atualizada.

4. Ética e responsabilidade

Quando os gestores assumem a função de ficar responsáveis por todas essas tarefas citadas acima, é preciso que esses profissionais mantenham o rigor ao tratar de cada uma das obrigações. Em uma operação de apuração fiscal não podem existir atrasos, esquecimentos, reagendamentos. Com o Fisco “não tem conversa”.

5. Conte com softwares fiscais

Nos dias de hoje, a apuração de impostos não precisa ser feita de forma manual: grande parte desse trabalho pode ser realizado por tecnologias especializadas. Existem softwares que recebem e fazem a geração de documentos fiscais, calculam impostos através de inteligência artificial e possuem inovação para cuidar de todas as operações fiscais de forma rápida, prática e segura. 

Leia também: 5 passos de como reduzir impostos na empresa

Conheça a GSF!

Como fazer apuração de impostos? A GSF Fiscal tem a solução! 

Oferecemos serviços de BPO Fiscal, com uma equipe de profissionais especializados em gestão fiscal, e um software fiscal completo e personalizável para realizar a geração de todos os documentos fiscais e a otimização dos processos tributários da sua empresa.

Nosso software cumpre todas as legislações fiscais/tributárias federais, estaduais e municipais, e possui módulos como NF-e, NFS-e, CC-e, CT-e, SPEDs e Obrigações Fiscais. 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre nossos serviços!

Baixe nosso ebook agora mesmo e saiba tudo sobre as Boas Práticas para Conformidade Fiscal e Tributária.