O que é Apuração de Impostos e para o que serve?

Manter uma empresa no Brasil não é algo fácil e existem diversos motivos para isso. Um dos mais conhecidos é a alta carga de impostos, que além de levar uma fatia importante do faturamento, também causa dores de cabeça em função da burocracia por trás do pagamento dos tributos.

IRPJ, ICMS, ISS, PIS e outros impostos compõem essa lista que pode facilmente fazer o gestor se confundir com tantos tributos e até perder dinheiro, ou mesmo se complicar com o Fisco.

É para evitar esse tipo de situação que existe a apuração de impostos, procedimento administrativo voltado a organizar o pagamento de tributos.

Para explicar um pouco mais sobre o que é a apuração de impostos e para o que serve, preparamos esse material. Veja:

O que é a apuração de impostos

É possível definir a apuração de impostos como o conjunto de rotinas usadas para manter sob controle o cumprimento das obrigações fiscais . Em outras palavras, é organizar quais impostos devem ser pagos e quando devem ser quitados.

Em pequenas, médias e grandes empresas, a apuração de impostos normalmente cabe ao setor financeiro do empreendimento, já que demanda bastante conhecimento.

Profissionais que fazem a apuração de impostos precisam dominar as leis tributárias e, claro, entender quais são as obrigações da empresa – o que vai depender do ramo de atuação, porte e faturamento do negócio.

Para o que serve a apuração de impostos

O objetivo primordial da apuração de impostos é manter o pagamento dos tributos em dia , o que demonstra a importância desse procedimento para a organização da empresa.

Então compreender para o que serve a apuração de impostos passa por uma rápida reflexão: pense na sua empresa, você realmente acha fácil e organizada a maneira como os impostos são cobrados no Brasil?

Dificilmente algum gestor vai dizer que sim. E um bom gestor também dará bastante atenção para esse problema, a fim de garantir o pagamento dos tributos e o pleno funcionamento da empresa.

E isso é possível por meio da apuração de impostos, que nada mais é do que um momento de organização interna.

Mas isso é apenas uma breve explicação. Vejamos alguns motivos que mostram para o que serve a apuração de impostos.

Leia também:

1 – Manter todos os impostos em dia

Como mencionamos, empresas brasileiras estão sujeitas a uma alta carga tributária. Mesmo assim, não há alívio para as pessoas jurídicas e o cumprimento dessas obrigações fiscais é obrigatório.

Alguns dos tributos pagos pelas empresas:

Quando o gestor se confunde nesses tributos e esquece ou atrasa o pagamento de algum deles, certamente terá problemas com o Fisco, pagará juros e multas e, em últimos casos, pode sofrer processos judiciais.

Para saber mais sobre os tipos de tributos, entenda a diferença entre impostos diretos e indiretos.

2 – Atualização sobre a legislação

A equipe ou o profissional responsável pela apuração de impostos da empresa também é responsável por acompanhar as mudanças na legislação tributária.

Quando há alterações, é importante que a empresa saiba se e como as mudanças irão impactar o pagamento dos impostos da empresa.

Esse monitoramento incide no nosso próximo tópico:

3 – Evitar o pagamento em excesso de tributos

Seja em razão de mudanças na legislação ou mesmo por confusão na hora de fazer o pagamento das guias, pode acontecer de a empresa recolher mais tributos do que deveria.

Em caso de duplicidade, há ocasiões em que o Fisco realiza a restituição com mais facilidade, mas é uma dor de cabeça desnecessária e evitável.

4 – Garantir o acesso a linhas de crédito

Já imaginou precisar de dinheiro para um investimento e não poder ter acesso a esse recurso em bancos porque a empresa não pagou tributos?

Pois, isso pode ocorrer caso o gestor não recolhe os impostos adequadamente. Uma das sanções é justamente não poder acessar linhas de crédito, principalmente em instituições financeiras públicas.

Da mesma forma, estar devendo tributos impede participação em licitações públicas

5 – Aumentar confiança de investidores

Quem faz apuração de impostos adequadamente ganha confiança de eventuais investidores, já que, do contrário, a empresa estará demonstrando desorganização e instabilidade.

Assim, apurar impostos é uma obrigação para quem busca atrair e conquistar investidores para seu negócio.

Controle facilitado

Está bem claro que a apuração de impostos é um requisito para empresas organizadas e serve como uma rotina necessária à organização do negócio.

Gestores compromissados com suas empresas certamente adotam estratégias para o sucesso de seus empreendimentos, e também investem em ferramentas que tornam essa tarefa mais simples e ainda mais organizada.

Uma das soluções nesse sentido é o Módulo de Obrigações Fiscais da GSF Fiscal, um software de automação parceiro de empresas dinâmicas e que prezam pela conformidade com a legislação.

Quer saber mais sobre essas e outras soluções da GSF Fiscal? Solicite uma demonstração à nossa equipe.

Baixe nosso ebook agora mesmo e saiba tudo sobre as Boas Práticas para Conformidade Fiscal e Tributária.