GSF Fiscal

5 riscos de não adotar uma solução fiscal

Quando falamos em risco fiscal, esse é um termo que assusta. Porém, ele se refere a pontos que precisam de máxima atenção para evitar que se tornem graves problemas no futuro.

Sabemos que a legislação tributária brasileira é altamente complexa e pode mudar de um dia para o outro. Dessa forma, é preciso estar sempre atento.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo para que você entenda os 5 riscos de não adotar uma solução fiscal na empresa. Confira!

O que é um risco fiscal?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é um risco fiscal e porque o seu negócio precisa se preocupar com esse tema.

Assim, risco é todo tipo de situação que pode acontecer em uma empresa que afete de modo negativo a sua rotina. Pode ser um risco de imagem, que prejudica a reputação da marca. Ou até mesmo um risco financeiro, quando não há fluxo de caixa para pagar as obrigações em dia.

Dessa forma, o risco fiscal está relacionado ao planejamento tributário e a sua execução.

Conforme o Instituto Brasileiro de Normas Tributárias (IBNT), desde a criação da Constituição Federal em 1988; já foram editadas 403 mil normas tributárias. Isso dá em média 2 normas por hora!

Com isso, a sua empresa está sempre em risco de não estar totalmente adequada às exigências da legislação.

Nesse sentido um compliance fiscal ou uma solução fiscal é fundamental para garantir que todas essas normas sejam endereçadas corretamente.

Nós temos um conteúdo exclusivo para ajudá-lo a entender porque usar um sistema fiscal no seu negócio. Acesse!

Ademais, para ajudá-lo a compreender a importância de contar com uma solução fiscal na empresa, listamos 5 riscos que você está correndo por não fazê-lo:

 1. Sonegação de impostos

 

De acordo com a Lei nº 8137/90, comete um crime quem omite, adultera ou deixa de emitir nota fiscal nas suas operações. Da mesma forma, é crime contra a ordem tributária omitir ou suprimir tributos, contribuição social ou qualquer outra obrigação legal diante do fisco.

Esses erros podem acontecer de maneira proposital para se reduzir a carga tributária, de maneira ilegal, ou involuntariamente. Independente da situação, haverá as devidas penas a serem aplicadas.

Nesse sentido, não sonega apenas quem possui má índole. Sonegar imposto pode acontecer pelo simples desconhecimento das normas ou até mesmo pela má compreensão sobre os padrões exigidos nas declarações.

Portanto, é fundamental contar com uma solução fiscal que ajude o seu negócio a organizar todos esses documentos e a fazer os cálculos corretos. Assim, evita-se cair na malha fina.

2. Pagamentos desnecessários

É notório que o Brasil possui um dos sistemas tributários mais complexos do mundo. Porém, essa não é uma desculpa para não cumprir com todas as obrigações previstas.

Muitos empreendedores, com medo do fisco, acabam exagerando nos cálculos de declaração fiscal, e pagam acima do que seria o valor correto. Ou até mesmo deixam de pagar por desconhecimento, e precisam arcar com grandes multas no futuro.

Isso prejudica diretamente a rentabilidade da empresa.

Dessa maneira, é imprescindível contar com uma solução fiscal para compreender o que precisa ser pago e quais são as datas para isso.

3. A margem de lucro é afetada

Faz parte do planejamento tributário observar os dados fiscais da sua empresa para compreender qual é a melhor estratégia a ser adotada.

Só é possível contar com esses dados históricos, se você possuir uma solução fiscal sólida na sua empresa.

Caso os cálculos, obrigações e pagamentos sejam realizados de maneira desordenada, apenas porque a contabilidade solicitou, os riscos são altos. Você provavelmente não terá o histórico.

Assim, a sua margem de lucro pode ser afetada justamente por não se compreender o quanto as obrigações fiscais impactam no seu preço final.

4. Menor oportunidade de crescimento

Toda empresa que deseja crescer e prosperar, precisa fazer uma lição que não é nada simples: colocá-la em ordem.

Isso significa padronizar processos, e principalmente, tornar automática a prestação de contas e o cumprimento das suas obrigações legais.

Afinal, quanto maior for a companhia, maiores serão os encargos e as responsabilidades. Se o empreendedor não se preocupa com isso desde o começo, terá uma grande dor de cabeça quando decidir expandir.

Nesse sentido, nada é mais frustrante do que não poder entregar o máximo potencial por não contar com uma solução fiscal que permita a escalabilidade.

5. Os investidores ficam apreensivos

Os aspectos tributários são essenciais para qualquer empresa. Saiba que os investidores observarão a sua solução fiscal para compreender se é uma boa jogada aplicar dinheiro no seu negócio.

Afinal, se a declaração de imposto está incorreta, qual é a impressão que isso passa ao mercado?

Da mesma maneira, um banco pode muito bem se recusar a liberar crédito caso você esteja com alguma pendência diante do fisco. Além disso, quando falamos em licitações públicas, é vetada a participação de empresas que possuem esses débitos legais.

Conte com a GSF para facilitar os processos fiscais em sua empresa!

São mais de 25 anos oferecendo soluções que se adequam às necessidades fiscais tributárias federais, estaduais e municipais de toda empresa. Entendemos o quanto essa área é importante para garantir a integridade dos dados, por isso, estamos sempre atentos às mudanças que podem ocorrer.

Quer entender melhor sobre o GSF Fiscal Cloud? Clique aqui e agende uma demonstração com nossos especialistas agora mesmo e tenha o melhor software fiscal para atender às suas necessidades!

Calendario de Obrigacoes Fiscais